Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 Projecto Escola Saudável


Total de visitas: 25032
Actividade Física

  • Por que razão a preocupação com o sedentarismo?

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócioeconómico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradualmente, o nível de actividade física, a partir da adolescência.

Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de actividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado a ver televisão, a estar em frente aos computadores, jogar na playstation, etc.

Uma vida sedentária é mais um dos factores de risco para as doenças cardiovasculares, por si mesmo mas também porque está na origem de outros factores de risco: excesso de peso, diabetes, etc.

Além do mais, fazer actividade física de forma regular promove a produção de determinadas substâncias no organismo chamadas endorfinas, que proporcionam uma sensação de bem-estar, ou seja, só tem vantagens para o corpo e para o espírito.

·         Quais são os benefícios da actividade física?

A prática regular de exercício físico acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força, da tonificação muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Em relação à saúde física, observamos perda de peso e da percentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhoria de diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos estes benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a estas doenças. É de salientar, que a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais activa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Isto mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhoria na saúde e na qualidade de vida.

Já na área da saúde mental, a prática de exercício ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o stress. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do stress, ajudando no tratamento da depressão.

A actividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho como no familiar.

É importante notar que quanto maior o gasto de energia, em actividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco activos. Entre os indivíduos pouco activos e aqueles que praticam exercício físico, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de actividade física para garantir os seus benefícios para a saúde. O mínimo de actividade física necessária para que se alcance esse objectivo é de mais ou menos 200 Kcal/dia. Dessa forma, actividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais frequentes.

·         Como é feita a escolha da actividade física adequada?

A escolha é feita individualmente, tendo em conta os seguintes factores:

ü  Preferência pessoal: o benefício da actividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma actividade que a pessoa não se sinta bem a praticá-la.

ü  Aptidão necessária: algumas actividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar actividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de actividades mais leves.

ü  Risco associado à actividade: dependendo do tipo de exercício, o tipo de lesão varia.

 

·         Actividade física em crianças e jovens

Nestes grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a actividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também um melhor convívio social. As crianças hiperactivas, ao praticarem exercício físico libertam a sua energia “extra normal”.

 

Algumas recomendações são importantes, e valem também para as outras faixas etárias:

ü  Uso de roupas e calçados adequados.

ü  Ingestão de grandes quantidades de líquidos, antes do exercício.

ü  Praticar actividades apenas quando estiver a sentir-se bem.

ü  Iniciar as actividades lentamente e gradualmente.

ü  Evitar o cigarro e medicamentos para dormir.

ü  Alimentar-se até duas horas antes do exercício.

ü  Respeitar os limites pessoais.

ü  Informar qualquer sintoma.

 

Considerações finais

Para finalizar devemos salientar que a prática de actividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por um profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. Caso sinta algo diferente é obrigatório informar o responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adopção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de fast-food. E lembre-se: beba muito líquido (de preferência água e sumos naturais).

A actividade física consiste em exercícios bem planeados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Estes conferem benefícios aos praticantes e têm os seus riscos minimizados através de orientação e controlo adequados. Estes exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral, afectando de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reacção, o convívio social. O que quer dizer que há uma melhora significativa da sua qualidade de vida.

Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net